quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

"Novas" tecnologias?

Seguidamente nos deparamos com lançamentos de novas tecnologias ou tendências, que esperam arrecadar clientes e vingar no mundo disputado da Tecnologia de Informação. Usualmente, esses lançamentos são considerados inéditos. No entanto, muitos deles, se uma análise profunda fosse feita, não deixam de ser meros clones de tecnologias lançadas no passado e que, depois de algum tempo, foram consideradas ultrapassadas.

Poderia citar diversos exemplos. Um clássico, é o que se refere aos servidores das grandes organizações. Quando comecei no mundo de TI, o moderno era aposentar o mal-falado mainframe e partir para servidores menores, cada um com uma finalidade específica. A partir daí, praticamente todas as organizações substituíram seus mainframes por servidores menores. E assim foi se seguindo. Mas o que está acontecendo agora? Vejo, claramente, uma tendência das empresas eliminarem servidores menores, agrupando as suas funções em um servidor maior, com objetivos de redução de custos e maior facilidade de administração. Muito parecido com o que era o mainframe do passado.

Não quero, de forma alguma, dizer que isso ou aquilo estava errado, muito pelo contrário, porque se eu fosse um CIO naquela época com certeza teria aposentado o mainframe também. Apenas estou querendo deixar claro que, em Tecnologia de Informação, as coisas tendem a ser cíclicas, retornando idéias ditas como ultrapassadas, só que com outros nomes.

Outro exemplo claro são os chamados terminais burros, da mesma época, que quando eram ligados faziam o login diretamente no servidor e todo o processamento e armazenamento eram feitos nele. Atualmente existem os chamados Thin Clients, que não deixam de ser os antigos terminais burros modernizados.

E então, quais serão as “novas” tecnologias que surgirão este ano?

4 comentários:

Gustavo disse...

o meu, nem começou já vai desistir do blog?

Luciano Zanuz disse...

Não não, é pura falta de tempo mesmo ;-)

Denise disse...

Fazendo propaganda do meu blog de Proteção a animais!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.