segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Microsoft X Google

Duas das principais empresas de software do mundo estão travando, já há algum tempo, um duelo muito interessante em diversas frentes. A Microsoft, ainda soberana do software, já está acostumada a enfrentar forte concorrência, até mesmo porque ela está presente em uma infinidade de setores de software, como todos sabem. Porém, não desmerecendo os outros concorrentes, desta vez parece que a coisa tá ficando preta para a turma do Bill Gates. Muitos de vocês podem pensar que talvez eu esteja exagerando ou, até mesmo, "viajando", mas penso diferente.

Já vi a Microsoft, que no início não acreditava nem no potencial da Web, aparecer praticamente do nada com seu Internet Explorer e desbancar, sem nenhuma pena, o saudoso Netscape Navigator (lembram dos cometinhas enquanto as páginas eram carregadas?). Já a vi a turma do pingüim, há anos, esperneando e até conseguindo certo prestígio, porém, ainda não o suficiente (e quero deixar claro que sou fã do Linux) para desbancar o discutível Windows. Já vi disputas com IBM, Sun, Oracle e muitos outros, alguns até sobressaindo-se em suas disputas localizadas. No entanto, com o Google é diferente.

O Google simplesmente vem por todos os lados, e vem forte. Vai comprando tudo que é start up, fazendo tudo que é tipo de experiência com software, deixando seus funcionários livres para criar novos produtos, e crescendo, crescendo muito, como nunca antes fora visto em Tecnologia de Informação. O próprio Google Search, Gmail, Talk, Earth, Maps, Videos, Grupos e uma infinidade de produtos estão aí. E muitos mais deverão vir, para atrapalhar de vez a ainda imbatível Microsoft

Esta briga está cada vez mais bonita. Vale a pena acompanhar de perto, porque, sem dúvida alguma, quem vencerá acima de tudo será o usuário de tecnologia, que contará com mais softwares e serviços de qualidade, cada vez mais.

Nenhum comentário: