quinta-feira, 8 de junho de 2006

Certificação Digital

Um assunto que gostaria de tratar aqui já há algum tempo é a certificação digital. Hoje, como participei de um fórum aqui em Porto Alegre, é uma boa oportunidade.

O último projeto que trabalhei como consultor foi um projeto de grande porte, nacional, chamado NF-e - Nota Fiscal Eletrônica (foi um dos estudos de caso do fórum de hoje). O projeto já está em funcionamento como piloto em alguns estados, aqui no Rio Grande do Sul inclusive. Nesse projeto, uma das premissas básicas era que houvesse certificação digital, mais precisamente que cada NF-e fosse assinada digitalmente através de certificados digitais padrão ICP-Brasil, como o e-CNPJ, por exemplo. E a NF-e está aí, com as devidas assinaturas digitais XML, padrão W3C, tudo como tem que ser.

Eu me considero um entusiasta da certificação digital. Gostaria muito de já ter em mãos o meu e-CPF, porém devido aos custos ainda elevados e, principalmente, às poucas utilizações possíveis, ainda sou um "e-CPFless". Mas acredito que logo poderei ter um. E muitas outras pessoas também. Escrevo isso porque em abril deste ano foi aprovada uma lei, aqui no RS, criando a AC-RS (Autoridade Certificadora do Estado do RS). E os primeiros a terem os certificados digitais emitidos pela AC-RS serão os servidores públicos do estado do RS, onde me incluo.

Porém, um aspecto me deixa preocupado. As pessoas apresentam a certificação digital como a solução definitiva de segurança. Se alguém se identificou com um certificado digital, então essa pessoa é ela mesma. Mas penso que isso não é de todo verdadeiro. No fim das contas, a utilização do certificado digital precisa da utilização de uma senha, o PIN. Então, se alguma pessoa perder o cartão ou ter o mesmo roubado e a pessoa que está com ele souber ou adivinhar o PIN, ela poderá se fazer passar pela outra. Por isso esse aspecto acredito ser muito similar ao cansativo login e senha, só que agora é certificado digital e senha.

Espero voltar a escrever em breve.

Abraços

Nenhum comentário: