terça-feira, 20 de junho de 2006

WEB 2.0

Provavelmente a grande maioria dos internautas já tenham provado o seu sabor, talvez muitos nem se deram conta enquanto que outros com certeza perceberam: estamos em plena revolução digital, em direção à WEB 2.0.

Afinal, o que seria essa tal de WEB 2.0? Resumidamente, WEB 2.0 é uma nova geração de serviços e aplicativos disponibilizados online, através da Internet, onde a interatividade com o internauta é maior e há maior integração entre sites e serviços. O Gmail é um exemplo disso. O próprio Windows Live Mail, substituto do Hotmail, também é. Outro exemplo são as páginas personalizadas do Google, do Yahoo e do MSN. Aposto que todos que já utilizaram esses serviços notaram algumas diferenças em relação aos outros serviços disponíveis. As aplicações que outrora eram executadas localmente estão, gradativamente, migrando para a plataforma web. Hoje já existem pacotes de escritório acessáveis via browser. Aí está a razão de ser da WEB 2.0: a plataforma web.

Essa nova forma de criar aplicações através da web é possível graças a uma grande família de siglas e linguagens de programação, mas o que vocês devem ter em mente resume-se basicamente a esta: AJAX (Asyncronous Javascript And XML), disponível em diversos sabores (.NET, Java, PHP, etc). É por aí. Quem ainda não conhece ou conhece pouco sobre AJAX, aconselho que aprofunde-se no assunto o quanto antes, ou poderá ser atropelado pelo trem chamado WEB 2.0 que está vindo por aí.

Abraços

Nenhum comentário: