quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Sapiranga Digital: Internet grátis à população

Mais um município irá disponibilizar Internet banda-larga para sua população. Desta vez, é Sapiranga, no Rio Grande do Sul, com o lançamento do projeto Sapiranga Digital pela Prefeitura Municipal. Com a autorização concedida pela ANATEL, o município torna-se provedor de acesso à rede de computadores. O projeto prevê que toda a população sapiranguense tenha direito de acesso gratuito à Internet e a serviços on-line como e-mail, ouvidoria, educação à distância, consulta ao acervo de livros da Biblioteca Municipal, informações, entre outros. O projeto, na sua primeira etapa, contemplará a construção de sete torres de repetição com tecnologia wi-fi (2.4 Ghz), todas localizadas em pontos estratégicos para disponibilizar a abrangência desejada. O sinal de cobertura de cada repetidora tem uma abrangência de um raio de 3 km de distância, conforme ilustra a figura abaixo, podendo sofrer pequenas alterações, onde cada usuário fará jus a um link compartilhado de 300 kbps. Junto com a construção das torres de repetição, será concebido um site. Fonte e maiores informações no site Dicas de Nerd.



Quem não gostaria de ter Internet grátis? No entanto, por um lado me parece que, de certa forma, essa disponibilização gratuita pelo setor público interfere nos negócios das operadoras: imaginem se todas as prefeituras fizessem isso, quem compraria esse serviço? Mas por outro lado e por experiência própria, sei que as cidades do interior costumam não ser prioridades por parte das operadoras, sendo que em muitas delas a banda-larga é apenas uma utopia, infelizmente. Então, se a ANATEL aprovou, quem sou eu para achar que está errado?

Portanto, aplausos a essa iniciativa de Sapiranga. E viva a inclusão digital!

3 comentários:

Gustavo disse...

Bem observado, caro irmão. Especialmente as pequenas cidades do interior são pouco visadas pelas empresas de telecomunicações. Basta ver que a nossa Carlos Barbosa ainda não conta com o serviço da GVT, nem da NET, que poderiam ampliar significativamente nossa disponibilidade de banda larga e, também possivelemente, reduzir os atuais custos.

Parabéns a Sapiranga pela ousadia. Espero que outros municípios repitam a experiência.

Gian Zucco disse...

com certeza, a iniciativa é muito boa, espero que o município onde eu moro (Eval Grande) também pense a respeito disso em breve...

se alguém tiver uma cópia do projeto para implementação, favor disponibilizar, obrigado...

Anônimo disse...

caros amigos, eu estalo essas antenas em sapiranga , e digo uma coisa pra vcs , o sinal é muito bom, e é como vcs falaram as operadoras nao dao valor pras cidades pequenas ,eu mesmo uso uma 3g da brazil telecom ( oi )e la em sapiranga nao pega de geito nenhum e quando pega é só 2g e a uma velocidade de 46.43kbps.ja essa de sapiranga ,posso afirmar q pega umas 4 vezes mais q a minha 3g ,obrigado por lerem e apoiem sapiranga por ser essa cidade ousada.