quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Chris Anderson em Porto Alegre

Porto Alegre teve ontem uma grande oportunidade de ouvir um dos mais respeitados jornalistas da atualidade e grande guru da web do momento no IV Fórum de Internet Corporativa. Com a palestra entitulada A Cauda Longa, Chris Anderson foi a principal atração do evento.

Chris Anderson tem 46 anos e escreveu o best seller A Cauda Longa (Campus/Elsevier), no qual defende o crescimento dos mercados de nicho. É formado em Física, trabalhou nas revistas Science, Nature e The Economist. Hoje é editor-chefe da revista americana Wired.

Em uma entrevista à revista Época em 2006, Anderson explicou que a teoria da Cauda Longa diz que nossa cultura e economia estão mudando do foco de um relativo pequeno número de 'hits" (produtos que vendem muito no grande mercado) no topo da curva de demanda, para um grande número de nichos na cauda. Como o custo de produção e distribuição caiu, especialmente nas transações online, agora é menos necessário massificar produtos em um único formato e tamanho para consumidores. Em uma era sem problema de espaço nas prateleiras e sem gargalos de distribuição, produtos e serviços segmentados podem ser economicamente tão atrativos quanto produtos de massa.

Atualmente, Anderson está trabalhando no seu aguardado livro "Free", que deve ser entregue nas próximas três semanas e publicado em junho de 2009. O assunto principal do livro é a ampla gama de serviços gratuitos disponíveis online que existem atualmente.

Ainda não li A Cauda Longa, mas está na minha lista de próximas leituras. E o livro Free também estará!

Um comentário:

Gustavo disse...

Quer emprestado? Eu já li o Cauda Longa, é bom.